sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Pato ou frango no tucupi


O mais famoso dos pratos paraenses é o pato no tucupi. É facilmente encontrado nos cardápios de restaurantes regionais em Belém, e servido durante a festa do Círio de Nazaré. 

Além dos ingredientes que dão nome à iguaria, o preparo também exige folhas de jambu e gotas de pimenta-de-cheiro.

Eu costumo preparar este prato, mas não é todo mundo que gosta da carne de pato. Então resolvi inovar e trocar o pato por frango e ficou uma delícia.  Você também poderá usar frango caipira, classy, chester, etc. Todos serão um sucesso!!!

Ingredientes
  • 1 pato ou 1 frango (+ ou – 3kg)
  • 3 litros de tucupi
  • 3 maços de jambu
  • 4 cabeças de alho
  • 10 pimentas de cheiro
  • Sal a gosto
  • 3 limões
  • 250ml de vinagre de vinho branco ou vinho branco

Modo de preparo 

Lavar o pato/frango em água corrente. Em um recipiente preparar a “vinha d’alho” com o suco dos limões, 2 cabeças de alho socadas, o vinagre de vinho branco, 1 pimenta de cheiro, sal e água a gosto.

Temperar o pato/frango na “vinha d’alho” e deixar descansar de um dia para o outro na geladeira. Assar o pato/frango em forno médio por aproximadamente 90 minutos. Em uma panela colocar para ferver o tucupi com 3 pimentas de cheiro, 2 cabeças de alho e sal a gosto.
Após o pato/frango esfriar, cortá-lo em pedaços. Em uma panela colocar 1 litros do tucupi já temperado e ferver o pato/frango em pedaços, até ficarem bem macios. Desossar e tirar a pele dos patos já macios. 

Modo de Preparo do Jambu 

Catar o jambu, separando as folhas com os talos mais tenros. Lavar em água corrente. Em panela com água fervente e sal a gosto escaldar levemente o jambu. Escorrer e reservar.

Modo de Servir

Em um recipiente colocar os pedaços de pato/frango e cobri-los com o jambu e o restante do tucupi que não foi usado para amaciar o pato/frango. O molho de pimenta de cheiro: as pimentas que restarem devem ser amassadas com sal a gosto e um dente de alho socado, completando com um pouco de tucupi quente. O pato/frango no tucupi é servido com arroz branco, farinha d’água de mandioca e molho de pimenta. Normalmente usa-se prato fundo e colher de sopa.

Tempo de Preparo:






Indicado para:




2 comentários:

Unknown disse...

O que é jambu? e onde eu acho isso?

Vlad disse...

Leandro,

Jambu, também conhecida como agrião-do-pará (Acmella oleracea) é uma erva típica da região norte do Brasil, mais precisamente do Pará, do Amazonas e de Rondônia. Sendo originária da América do Sul, é comum também em todo o sudoeste asiático e em particular nas ilhas Mascarenhas e Madagáscar.

O jambu é muito utilizado na culinária paraense, podendo ser encontrado em iguarias como o tacacá, o pato no tucupi e até mesmo em pizza combinado com mozarela. Uma de suas principais características é a capacidade de trimilicar os lábios de seus comensais. É usada como especiaria pelos chineses. As folhas podem ser usadas frescas ou secas. As folhas tenras cortadas finamente são usadas como condimento no prato nacional malgaxe romazave.

Aqui em Brasília você encontra na Casa do Pará - SGAS (Asa Sul), Quadra 907 - Tel: 3244-1940.